Poucas coisas são tão fáceis de fazer – e dão tão prazer – quanto tirar fotos e enquadrá-las para compor a sua decoração. Em casa ou no ambiente de trabalho, elas dão personalidade e podem harmonizar o ambiente de muitas formas. Com a moldura certa, então, é sucesso! E o melhor disso é botar a mão na massa. Ou, nesse caso, na câmera!
Primeiro passo: pense
Como é o ambiente que você quer decorar? É mais clássico ou moderno? Descontraído ou sério? Antes de sair por aí tirando fotos é importante observar o ambiente para harmonizar com a melhor imagem. Visualize o espaço que você deseja colocar a foto enquadrada. Depois procure o objeto a ser fotografado.
Luz, câmera e ação
Depois de imaginar o ambiente que irá decorar e decidir a foto, é hora da ação! Aproveite este tempo para conhecer a cidade, fazer uma viagem à praia ou desbravar estradas e curtir algum parque para observar a natureza, por exemplo. Convoque os amigos e faça um passeio fotográfico. Além de ser uma experiência diferente, você, com a câmera na mão tem uma arma poderosa para fazer a sua própria decoração.
Vale lembrar: não se preocupe caso você não tenha uma câmera fotográfica profissional. Claro que a qualidade dessas câmeras e das fotos é excelente. Mas, hoje em dia, os próprios celulares dão conta de tirar ótimas fotos e você pode se surpreender com o resultado. Cheque as configurações da câmera do seu celular para ver o tamanho das fotos que você pode revelar.
Qual moldura escolher?
Já dissemos aqui: na decoração não existe regras. Você cria as próprias regras e compõe o ambiente de acordo com seu gosto. Geralmente são escolhidas molduras lisas, pretas ou brancas, básicas. Mas você pode fazer diferente. Fotos em preto e branco podem ganhar mais destaque se você escolher uma moldura colorida.
Se a foto em questão tem o tema de natureza, ela combina muito bem com molduras de madeira, clara ou escura. Isso evidencia o lado orgânico da foto, sem “brigar” com ela. Mas, novamente, é você quem decide.
Como compor os quadros na parede?
Se você é uma pessoa preocupada com a simetria e prefere uma decoração mais clean, algumas orientações podem ser seguidas, como pendurar os quadros numa altura próxima à dos olhos, para ser melhor visto. Quanto à composição em si, varia de acordo com o tamanho do seu ambiente.
Espaços grandes pedem fotos grandes e são mais fáceis de decorar. Lugares menores são mais difíceis de harmonizar, justamente pelo tamanho. Por isso pedem quadros menores em sua composição.
Agora, se você gosta de ousar e apostar em coisas diferentes, tudo é possível e não há limites! Fotos de tamanhos diferentes podem fazer um belo quebra cabeça em sua parede. Você pode improvisar e colocar os quadros no chão mesmo, dando um ar descontraído e moderno.
Clássica ou moderna, contemporânea, séria ou extrovertida: a decoração é você quem escolhe e, cá entre nós, fica muito legal se você mesmo participar e buscar opções para dar a cara para o seu espaço. Se quiser um profissional para decorar, conte com a gente. Apresente suas ideias e podemos ajudá-lo a decorar e compor os ambientes da melhor forma.