Da madeira à moldura: passo a passo do processo de produção

Da madeira à moldura: passo a passo do processo de produção

Já foi falado por aqui sobre diversos aspectos que envolvem quadros e molduras, harmonização entre eles, dicas e muito mais. E se tem uma coisa que agrega valor ao seu objeto de decoração ou quadro, essa é a moldura. E se ela é artesanal é melhor ainda, não é?

Hoje você vai ficar por dentro deste processo de produção das molduras artesanais!

Adaílton da Costa trabalha há mais de 15 anos como moldureiro na M8 Molduras, e leva consigo o chavão “missão dada é missão cumprida”. Na oficina não tem moldura que não seja feita. Quando os clientes pedem certo modelo é certeza que será concretizado.

Preparação

Como a madeira vem “crua” a primeira coisa a ser feita é lixá-la a fim que as imperfeições sejam eliminadas. Com a madeira mais lisa pode-se começar o trabalho. Mesmo que depois ela seja talhada é importante lixar.

Ganhando forma

Depois de lixada a madeira é cortada de acordo com as medidas encomendadas. Após o corte a talha entra em ação. Nesta etapa a mão do especialista e sua sensibilidade são os grandes protagonistas. São movimentos leves e precisos, como um regente de orquestra, para dar o desenho ideal à moldura e aquele aspecto rústico e vintage.

Aplicação de prata e ouro

Quando a moldura já foi toda trabalhada e talhada, é hora da aplicação das folhas de alumínio, que vão simular a prata e o ouro. Com uma cola chamada de mordente, o alumínio é transferido para a madeira e pressionado até ficar totalmente aderido à madeira, sem bolhas.

O toque final

Para finalizar e valorizar ainda mais a moldura é usada uma cola, a goma laca, como forma de acabamento e para dar o toque dourado-envelhecido. Ela também dá proteção à moldura.

Tempo de produção

As molduras talhadas, craqueladas e douradas (ou prateadas) são as mais demandam mais tempo. “O processo todo pode levar cerca de 10 horas”, explica Adaílton. Tudo isso porque envolve o tempo de colagem, aplicação das folhas que simulam prata e ouro, e consequente secagem. Mas se for uma moldura lisa demora menos, cerca de 5 ou 6 horas.

A melhor parte?

“A melhor parte do trabalho é o sorriso de satisfação do cliente”, comenta o tímido Adaílton. Mas ela, a timidez, não influencia em nada o longo processo de produção das molduras, que, como ele já disse, pode demorar até dez horas.

Mas o tempo não entra em questão pois a moldura eterniza aquela lembrança que você deseja. Não tem sensação melhor no mundo quando você encontra algo que é a sua cara, que foi feito para você, não é mesmo?

No mundo das molduras a coisa não é diferente. E quando falamos de molduras artesanais, feitas à mão, estamos falando de um trabalho extremamente minucioso, cheio de detalhes, suor e paixão.

Deixe seu comentário: